• 15 3259-1666 / 15 99144-7573
  • pintdigital.com.br

Pint digital: Qual a composição de um Adesivo?

Pint digital: Qual a composição de um Adesivo?

Esta é uma boa pergunta! Hoje a evolução constante de materiais está trazendo cada dia mais infinitas possibilidades.

Nos antigos mercados egípcios, usavam um adesivo a base de trigo para colar suas propagandas de mercadorias em papeis coloridos, os adesivos de hoje são um pouco mais complexos. Hoje quase todos os matérias são compostos de uma combinação de 2 a 3 camadas e cada camada desempenha um papel importantíssimo no resultado final.

Composição de adesivo laminado para exemplificar as 3 camadas que formam um adesivo.

1 – Laminação Fosca, Brilhante ou Jateado

A laminação é um processo de acabamento gráfico pelo qual um material impresso recebe uma camada protetora transparente, sendo brilhosa ou fosca e até mesmo jateada (áspera)

Mas qual é sua função?

– Acrescentar um brilho maior ao material (laminação brilhante)

– Fornece uma extensão na durabilidade do material contra “atrito e esfregamento” (materiais aplicados em laptops, livros quase sempre são laminados devido ao atrito que sofrem no manuseio com as mãos)

– Protege o material contra desbotamento ou desgaste causado pelo tempo, mesmo usando tintas com alta resistência UV. Quando aplicado diretamente ao Sol tem um tempo de vida, quando laminado pode até mesmo triplicar.

Interessante citar que a laminação não é o mesmo que plastificação. Quando mandamos plastificar um documento ou algo assim ele é envolvido em um plástico que o protege trazendo mais rigidez e durabilidade a laminação mantem os padrões do material apenas aumentando sua vida útil.

Quais os tipos de laminação disponíveis na Pint digital?

  1. Laminação fosca
  2. Laminação Brilho
  3. Laminação Jateada

2 – Superfície do adesivo

O adesivo é a parte onde a arte acontece! Onde a estampa cria vida onde o designer desenvolve todo o seu talento para apresentar o melhor resultado! Com cores e efeitos.

Os adesivos em papel podem ser bons para algo rápido, pois eles não têm uma durabilidade muito grande, e é por isso que normalmente são usados normalmente em embalagens, os adesivos em papel maioria das vezes não tem uma proteção especial e tem baixa resistência a água e ao tempo. Eles rasgam, desbotam e borram mais facilmente.

Já os adesivos em vinil são diferentes, eles são feitos na maioria deles de pvc ou poliéster tendo assim uma durabilidade muito maior, fáceis de limpar e as cores não desaparecem com tanta facilidade tornando-o perfeito para uso interno e externo. O que torna quase impossível rasgá-lo.

Quais os tipos de adesivos que existem?

A linha de adesivos é muito grande e diversificada alguns modelos são:

Logo mais faremos posts falando de cada um deles e suas possíveis aplicações.

3 – A cola

Não há nada mais chato do que um adesivo que não cola! Soa até um pouco irônico, mai isso pode acontecer! E é por isso que a camada da cola é uma das mais importantes. A camada adesiva é a que vai fazer a conexão com a superfície onde você deseja aplicar o adesivo, seja seu laptop, celular, parede etc.

A força do adesivo ou ancoragem é fundamental para um bom resultado, e isso pode variar muito por vários motivos. Na hora da compra é bom ter alguém profissional e atento para sugerir o tipo que melhor se aplica a sua situação.

As variações podem ser:

– Adesivo cola removível

Este adesivo pode ser aplicado e retirado com o menor esforço pois a cola sempre permanece no adesivo. Mas não se engane! Os adesivos cola removível são uma linha premium pois apesar de removível, tem uma alta aderência à superfícies.

– Adesivo Cola permanente

Como o nome já diz ele tem cola para ficar colado, ao arrancar ele pode deixar uma parte da cola na superfície e pode até mesmo trazer pedaços da superfície junto com ele, no caso de uma parede onde o reboco ou massa corrida não esteja tão firme.

– Adesivo Cola promocional

O próprio nome já o coloca um pouco abaixo dos outros, é um adesivo para ocasiões rápidas e de pouco tempo de uso, pois ele não oferece durabilidade long nem uma cola que o permita ficar muito tempo.

 

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

« voltar topo ↑