• 15 3259-1666 / 15 99144-7573
  • pintdigital.com.br

Diferenças entre Vetor x Bitmap

Olá pessoal!

Alguém já te perguntou: “você tem a arte (arquivo) em vetor?”

E você pensa: o que é um vetor?

Para te ajudar, vamos explicar a diferença entre vetor e bitmap.

Quando os arquivos são enviados para impressão, normalmente se pede, que seja enviado em formatos vetoriais como .AI (Adobe Illustrator), .CDR (Corel Draw), .PDF (Portable Document Format) entre outros formatos.

Mas ter um arquivo em um desses formatos não significa necessariamente que o arquivo é um vetor. Vamos entender melhor:

Existem dois tipos de imagem no meio gráfico: Bitmaps e vetores.

Bitmap

As imagens nesse formato são mais comuns. Elas são compostas por pixels, que podemos explicar mais detalhadamente em um próximo post. Os pixels são basicamente pequenos quadrados (pontinhos), de diferentes cores que, juntos formam uma imagem.

Um exemplo de imagem em bitmap são fotografias. O problema de imprimir arquivos bitmaps é que quando você amplia uma imagem os quadradinhos “pixels” ficam mais aparente tirando a definição da imagem. Assim a impressão perde qualidade.

Mesmo um arquivo feito em vetor pode ser convertido em bitmap e isso faz com que a arte possa perder a qualidade. Uma dica: quando pedir a produção de um arquivo pergunte se está em qualidade de impressão ou se está em vetor, isso pode evitar frustração na hora imprimir o material.

Segue uma amostra de um logo vetor convertido em bitmap e como ele perde qualidade: note como as bordas perdem a definição quando ampliada.

Vetores

Os vetores não são construídos por pixel, apesar do monitor o apresentar assim. Eles são formados de cálculos matemáticos ou expressões matemáticas e isso gera linhas, curvas e formas preenchidas. Logotipos, cartões de visita e manuais em grande parte são compostos de vetores.

Normalmente podemos visualizar os arquivos vetores em programas específicos e criá-los nesses mesmos programas. Uma foto jamais se tornara um vetor, mas pode ser que você desenhe um vetor e o converta em bitmap para compor uma arte, mas fique atento a qualidade desse bitmap.

Os gráficos em vetores podem ser ampliadas e reduzidos para qualquer tamanho, além de ser possível a troca de cor ou desenho sem perda de qualidade.

 

Valeu pessoal espero ter explicado de forma clara e qualquer dúvida estamos à disposição!
Fique à vontade para entrar em contato com a gente!

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

« voltar topo ↑